Assessoria Empresarial Uller

“Construindo Sonhos em 2014”

O futuro é construído através de visões positivas que se transformam em ação concreta. Ter um planejamento de vida para 2014 é tão importante quanto ter um planejamento estratégico para as empresas.

Ao construir sonhos devemos lembrar os sucessos que já fomos capazes de obter, mesmo em situações aparentemente insuperáveis. Sucesso passado leva a novos sucessos quando temos como foco os talentos que já demonstramos antes.

Como podemos construir nossos sonhos em 2014?

– Identifique seus pontos fortes: ao analisar sua vida, lembre-se dos momentos em que você se sentiu realizado em virtude de suas superações pessoais e em que seus maiores talentos foram postos em prática. Quais são os seus diferenciais? Quais são os seus maiores talentos? Mobilizar forças é o que torna a maior parte dos sonhos possível.

– Identifique o sonho a ser construído em 2014: visualize o sonho que pretende realizar utilizando os talentos já demonstrados em sua vida. Transforme esse sonho em uma imagem concreta, uma figura, um desenho, um símbolo que você possa inspirá-lo durante o caminho. Imagens positivas de futuro levam à ação positiva.

– Lembre-se de conectar sua visão de futuro com as outras dimensões de sua vida: se o sonho para 2014 é profissional, vale analisar como este se conecta com as outras partes da sua vida tais como família, comunidade, diversão, espiritualidade, saúde, entre outras. Se seu sonho não for compatível com alguma das outras áreas de sua vida, vale negociar ou adaptar o sonho para que sua vida possa ser equilibrada. Equilíbrio é a palavra-chave que conduz ao sucesso de forma sustentável.

– Tenha um bom plano de ação: transformar o sonho em um plano com ações concretas, datas e recursos necessários é fundamental para que este se torne realidade. Sonhos são construídos com pensamento positivo e ações positivas no presente.

– Identifique sua rede de relacionamentos: saber com quem se pode contar na realização de um sonho é muito importante. Sucessos não precisam ser construídos de forma solitária. No entanto, lembre que, ao construir sonhos em conjunto com outras pessoas, esta deverá ser uma relação ganha-ganha, ou seja, encontre pessoas que tenham visões de futuro compatíveis com as suas.

– Lembre-se de gerenciar seus talentos: o talento pode ser uma armadilha quando não for bem gerenciado. Flexibilidade, por exemplo, pode ser um grande talento. Quando utilizado em excesso pode levar à incapacidade de dizer “não” para situações que não são saudáveis. Autoconhecimento e autogerenciamento são muito importantes na construção do sonho.

– Transforme as barreiras em alavancas: ao encontrar um obstáculo, lembre-se de utilizá-los como alavanca para seu autoconhecimento e para aprender as lições que todo o caminho de construção de um sonho pode trazer. Quando a barreira for intransponível, lembre-se de utilizar outro caminho.

– Lembre-se de postergar gratificações: há um ditado que diz que “todo sonho teu seu preço”. É verdade! Ao optar pela construção de um sonho, vários outros poderão ter que ser postergados ou abandonados. Tenha foco! Lembre-se ainda que a construção de um sonho não é instantânea. Postergar gratificações é parte importante do processo.

– Seja você mesmo: os melhores sonhos são aqueles que nos permitem agir com fluidez, bem-estar e efetividade. Se você não puder ser você mesmo durante a realização do sonho, é melhor nem começar. Auto respeito é condição essencial para uma vida feliz.

– Valorize mais o caminho do que o resultado: as visões positivas de futuro são mobilizadoras de ações positivas e levam à evolução e à aprendizagem. Aproveite o caminho, pois ainda que você não atinja o resultado esperado, terá aprendido lições que poderão se transformar em forças que serão úteis à construção dos sonhos futuros.

Rolar para o topo