Assessoria Empresarial Uller

Problemas pessoais afetam desempenho dos funcionários

A diretora da Associação Brasileira de RH, Deise Vieira, diz que empresas brasileiras têm se importado mais com vida dos funcionários ao oferecer serviços, como atendimento psicológico, para não perderem produtividade.

Problemas pessoais podem atrapalhar o desempenho no trabalho. As empresas têm percebido isso e algumas delas criaram programas de apoio aos empregados. No Brasil, de 200 empresas pesquisadas, 36% já oferecem o serviço, que pode oferecer consultoria financeira, jurídica, atendimento psicológico e até ajuda com problemas extremos, como dependência de álcool e drogas. O principal objetivo dos empregadores é obter a melhor produtividade dos funcionários.

“Os problemas afetam o desempenho e muitas vezes levam o funcionário, que tinha desenvolvimento fantástico, a níveis mais baixos enquanto ele não resolve a questão. O número de empresas que estão oferecendo o serviço ainda é tímido aqui no Brasil, mas cada vez é mais presente aquelas que enxergam o empregado de uma forma holística, pensando na saúde psicológica e financeira do funcionário e, como isso, prejudica a saúde física”, declara Deise Vieira, diretora Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Para Deise, custa mais barato para a empresa investir nesse tipo de programa. “É uma abordagem bastante prática porque se deixar cada profissional buscar por meios próprios a solução, muitas vezes ele não busca. Quando a empresa traz para si o apoio ao empregado, ela não está pensando apenas no social, e sim em acelerar a recuperação dele para que volte a ter o desempenho e foco no resultado”, explica a diretora.

Se o serviço for contratado, fora da empresa, o empregado se sente mais a vontade em expor os seus problemas. “Algumas empresas têm estrutura interna e a privacidade nem sempre fica transparente, embora o departamento de RH esteja treinado para isso. Quando você tem uma consultoria externa, o próprio empregado procura por esse tipo de serviço”, diz Deise.

Rolar para o topo