Saiba sobre o perigo de fornecer para seu colaborador uma declaração de rendimento

Tenho visto em algumas empresas o empresário querer ajudar o colaborador a fazer um financiamento para o colaborador conseguir sua casa própria ou seu carro, mas muitos empresários acabam não sabendo o real perigo de fornecer uma declaração dessas.

Hoje vou contar uma história de duas situações de empresas que já forneci consultoria, onde o colaborador solicitou uma declaração de rendimento com um valor superior ao real valor que recebia em folha de pagamento conseguir a tão sonhada casa ou tão sonhado carro.

Saiba que se o colaborador quiser agir de má fé contra o empresário, ele pode pegar essa declaração e utilizar em um processo contra sua empresa declarando que ele não ganhava mais do que estava registrado em sua folha de pagamento, seu salário era maior do que estava na folha de pagamento, ganhando parte de seu salário por fora da folha de pagamento.

Sendo bem clara pra você empresário, este é um processo que dói no bolso. O empresário não imagina que um dia essa ajuda pode voltar-se contra ele mesmo, que o colaborador possa chegar a um nível desses, mas infelizmente isso acontece.

O meu conselho a você empresário é que não dê essa declaração de rendimento a nenhum colaborador, considere seu colaborador sempre como um colaborador da empresa, não como um membro da “família”, considere esse colaborador como alguém que está fazendo uma troca, onde você está pagando pela mão de obra desse colaborador, pois hoje vocês podem estar em uma sintonia muito boa, amanhã você não sabe.

nadia