Assessoria Empresarial Uller

Enfrentando medos

“Havia um homem chamado Thomas Edson. Ele morria de medo do escuro. Havia um homem chamado Walt Disney. Ele morria de medo de ratos. Thomas Edson morria de medo do escuro e inventou a lâmpada. Walt Disney morria de medo de ratos, e criou Mickey, o rato mais famoso do mundo”. Pois bem: quantas vezes nos deparamos com situações que nos deixam paralisados?! O ser humano tem uma tendência natural a negar e evitar tudo o que lhe põe medo. É, sem dúvida, a atitude mais confortável, mas talvez não seja a mais acertada. No mundo dos negócios, o que se espera é sempre uma atitude arrojada. A competição está cada vez mais acirrada entre empresas e profissionais. Nossa criatividade é exigida cada vez mais. Se nos deixarmos paralisar diante do que nos causa medo, desconforto, corremos o risco de não sairmos do lugar. Um profissional de vendas, por exemplo, não pode ter medo de criar novos tipos de abordagem para vender mais.

Uma pessoa que tem medo de falar em público, como irá conduzir uma reunião, ou apresentar um novo produto, ou quem sabe até liderar uma equipe?
Assim como as vacinas nos dão uma dose do veneno (por assim dizer) para criarmos anticorpos contra alguma doença, uma estratégia para enfrentar os medos pode ser uma “imersão” naquilo que nos causa pavor. Quem tem medo do trânsito, pode optar por fazer autoescola na hora do rush. Quem tem medo de água pode matricular-se na natação. Mas para atingir tais objetivos, deve fazer algo diferente. Tem que sair da zona de conforto e arriscar-se.
E lembre-se: às vezes o caminho certo é aquele que mais te dá medo.

Prof. Jair Santos

Rolar para o topo